Rotina de Limpeza de Pele

Beauty Life2 Comments on Rotina de Limpeza de Pele

Rotina de Limpeza de Pele

Criar uma rotina diária de limpeza de pele pode ser trabalhoso e por vezes até dispendioso em termos de tempo, mas a verdade é que com pequenos gestos diários de cuidados da pele e um estilo de vida saudável asseguramos a verdadeira beleza.

Cuidar da pele e assegurar um aspecto saudável e luminoso pode nem sempre sem tarefa fácil. A grande oferta e variedade de produtos para diferentes tipos de pele pode apresentar-se como um obstáculo. Assim, há que saber qual o nosso tipo de pele para saber quais os produtos certos.

A minha pele é oleosa, tenho umas glândulas sebáceas hiperativas, no entanto dizem que mulheres com pele oleosa têm tendência a envelhecer mais lentamente (fingers crossed).

Eu própria sou bastante preguiçosa para cumprir esta rotina, mas tenho feito um esforço para a seguir.

Rotina

Ao aplicar os produtos deve-se começar do mais leve para o mais pesado em termos de texturas, ou seja, começar por produtos à base de água ou gel e terminar com cremes e óleos. Os produtos que se destinam a fazer tratamentos, por exemplo acne, devem ser aplicados o mais próximo possível da pele.

Limpeza

Este é o passo mais importante da rotina e o qual não deveríamos ter a tentação de saltar.

Eu tenho estes dois produtos da La Roche Posay, gama Efflaclar.

O produto da embalagem branca é uma mousse purificante dermo-suavizante (Effaclar H) é muito boa para quem tem a pele oleosa mas fragilizadas por cuidados que provocam ressequimento. Na altura que o comprei realmente tinha algumas zonas ressequidas, como as bochechas, mas neste momento isso não se verifica e fico com uma sensação de pele pesada com imenso brilho.

O gel purificante da embalagem azul é o que estou a usar neste momento e realmente sinto que elimina o excesso de sebo e fico com a pele limpa, fresca e muito suave.

Tónico

Comprei esta loção recentemente pelo que ainda não tenho uma opinião, completamente formada. A Clinique prometo uma limpeza suave das células mortas, prevenindo a escamação e suavizando a pele, para revelar uma pele mais clara.

Da minha pouca utilização eles prometem um produto sem cheiro, mas ele tem um cheiro ativo (gravidez?/pós parto?) que me remete para o álcool, mas o que é facto é que a pele fica fresca e nada ressequida.

Creme de Olhos

Estes são mais leves e delicados que os cremes hidratantes pelo que deve ser aplicados primeiro.

Já há algum tempo que uso o Toleriane Ultra da La Roche Posay, comprei-o pela sensação de prurido e picadas que costumo ter no contorno dos olhos e gosto imenso.

Mas ultimamente tenho estado a utilizar o Premier Cru da Caudalie, amostra que vinha com a Beauty Box de Setembro. Este produto promete uma ação antienvelhecimento global, como um efeito embelezador imediato, assim como um atenuar das olheiras e papos. Quanto a estes resultados ainda não tenho uma opinião, mas de facto este creme tem uma textura muito confortável e aveludada com um acabamento mate.

Séruns e Óleos

Existem séruns e óleos para todo o tipo de problemas de pele: pele oleosa, seca, madura, ou com acne. Há séruns para iluminar a pele, para tratar manchas de pigmentação e para nutrir a pele desidratada. Pode-se usar mais do que um sérum ou óleo, eu não estou a usar nenhum.

Creme Hidratante

O tipo de creme a ser escolhido tem de ter em conta a necessidade da pele.

Também o Effaclar Mat é um favorito. É um hidratante matificante antibrilho, concebido para pele oleosa e adaptado a pele sensível. Muito confortável na pele, hidratando-a sem produzir mais óleo. Pode ser usado como primer para maquilhagem, que é o que acontece aqui em casa.

Quanto ao creme da Clinique ID, já andava há algum tempo com curiosidade para o experimentar. Este creme permite 15 combinações diferentes, pois podemos combinar 3 bases hidratantes com 5 concentrados ativos, e assim ter um creme que melhor se adapta às nossas necessidades. A base que escolhi foi a Dramatically Different Oil-Free Gel, concebida para peles oleosas. É uma loção-gel com uma textura leve que ajuda a repor a hidratação e a fortalecer a pele, ao mesmo tempo que confere uma sensação de frescura. Quanto ao ativo concentrado fiquei na dúvida entre um para poros e textura irregular e outra para a fadiga. Optei pelo ativo para a fadiga tendo em conta os tempos que aí se avizinham com a chegada da Maria. Este ativo revitaliza a tez e ajuda a minimizar os sinais de fadiga provenientes do stress diário. Muito fresco para a pele e é rapidamente absorvido.

Protetor Solar

Mesmo que o creme hidratante tenha proteção solar é recomendado que se aplique, sempre, uma camada adicional de protetor solar. É este que vai garantir que a pele se mantenha jovem e luminosa durante mais tempo.

Neste momento estou a utilizar este da Avene factor 50 para pele oleosa.

Batom

Não esquecer os lábios. Gosto sempre de aplicar um batom hidratante não só nesta altura do dia, assim como ir reforçando a sua aplicação ao longo do dia. Ando sempre com um batom na mala.

Gosto particularmente destes da EOS. Este da foto é com aroma a tangerina e é muito cremoso e fluído.

 

Exfoliante

O objetivo é ajudar a libertar as células mortas da pele. Eu faço 1 -2 vezes por semana.

Estou a usar esta máscara exfoliante da Uriage para peles mistas e gosto muito do resultado. Não é agressiva na sua aplicação e sinto a tez limpa, purificada e a pele mais lisa. Este produto tem a vantagem de poder ser usado como máscara em que se aplica uma camada fina no rosto, deixa-se actuar durante 2 minutos e enxagua-se abundantemente sem massajar, todos os dias. Ou como exfoliante em que se aplica no rosto humedecido, massaja-se em movimentos circulares e enxaguar-se, 2 vezes por semana.

Foreo

Para me ajudar no passo da limpeza e da exfoliação tenho uma Foreo Luna Mini 2 que é uma escova de limpeza facial com 8 intensidades ajustáveis.

Este modelo está optimizado para todos os tipos de pele, ao contrário da Luna 2 e da Luan 3 em que a cor da escova corresponde a um determinado tipo de pele. É completamente à prova de água e a bateria dura meses. O André, também, é fã.

Podem parecer muitos passos, mas a realidade é que depois de nos habituarmos torna-se uma rotina que fazemos com alguma rapidez. Importante não esquecer depois da rotina da noite. Nesta eu uso os mesmos produtos à exceção do protetor solar.

E vocês que rotinas têm? Que produtos aconselham?

Até já….

Enfermeira de profissão com curiosidade por outros temas. Apaixonada pela vida e com um inesperado humor negro. Procuro todos os dias sair em busca de algo diferente.

2 thoughts on “Rotina de Limpeza de Pele

  1. Mamã do meu coraçãozinho pequenino ? aqui ficam algumas dicas que poderás acrescentar na tua rotina e ter em conta e apenas relativamente aos tempos ? o serum de olhos deverá ser absorvido antes da aplicação do serum de rosto assim como o de rosto deverá estar devidamente absorvido antes da aplicação do creme de rosto. E o protetor solar deverá ser aplicado cerca de 10/15minutos após a aplicação do último produto, creme de rosto, de forma a deixar atuar o primeiro ? podes também após a limpeza aplicar uma água micelar principalmente para quem tem poros mais dilatados, uma vez que nestes tipos de pele a remoção de impurezas se torna mais difícil. Tá bom para dicas? ???

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back To Top