Hoje, dia 8 de Março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher.
Sim, temos um dia dedicado a nós, quando isso não acontece com os homens.
Sim, queremos igualdade, mas no entanto temos um dia comemorativo no calendário.
Sim, porque devemos olhar para trás, para a história e perceber o porquê deste dia. O seu real significado, o seu simbolismo.
Este dia serve para reconhecer a importância e o contributo da mulher para e na sociedade. Pois se hoje em dia, temos uma sociedade, pelo menos nos países mais ocidentais, mas igualitária, isso nem sempre foi assim.
A mulher e o seu papel eram vistos e tidos como inferiores.
Por isso é importante que se celebre este dia para recordar as conquistas das mulheres e a luta contra o preconceito, seja racial, sexual, político, cultural, linguístico ou económico.
No entanto, o seu sentido original tem vindo a ser perdido em prol de um carácter mais festivo e comercial. Isso mostra a pequenez de pensamento e enraizamento de determinados preconceitos, como o facto do lugar da mulher ser em casa, sem tem o poder da auto-determinação, servindo-se de datas como estas para se sentirem livres, quando na realidade acabam por ter posturas e comportamentos que nada nos dignificam e remontam ao verdadeiro significado da data. Por isso, tantas vezes me ouviram dizer, dia da mulher não.
“Mas publicaste dicas de presentes para este dia”. Sim, publiquei.
Porque uma das coisas que conquistamos foi a possibilidade de sermos independentes, de nos afirmarmos. E sim é bom mimarmo-nos a nós próprias, como lembrança de que trabalhamos para podermos ter o que gostamos e nos carateriza como mulheres, seja, moda, beleza, cultura… Ao lutarmos pelo nosso papel na sociedade não temos de perder a nossa identidade.
Até já….
Feliz dia da mulher 😍