Faz hoje precisamente um mês que a Maria fez 4 anos.
4 anos da minha primeira. A que me ensinou o valor da palavra mãe, a que me permitiu descobrir partes de mim que eu desconhecia, a que me põe à prova todos os dias, a que tanto tem de travessura como de doçura.
De espírito e personalidade forte consegue ser verdadeiramente traquina, mas na verdade é apenas uma menina de 4 anos.
Gosto de a ver brincar com as bonecas e a inventar histórias, adoro que venha para casa ensaiar o que aprendeu na aula de ballet e muitas vezes ouvimos 2 e estica, 3 e estica. Não fico nada contente com a desarrumação e sujidade que resulta das maquilhagens que faz, mas ela fica delirante e uma boneca cheia de purpurinas e brilhantes.
Nem sempre é assim tão calma e a maior parte das vezes gosta é de fazer ginástica, fazer o pino, a ponte, cambalhotas e afins. Correr e saltar fazem os seus dias.
E falar? Ser o centro das atenções é com ela. Não é fã de contar o seu dia quando lhe peço, mas sim quando quer e nesse momento é incrível. A capacidade de se expressar, as expressões com a cara e os maneirismos com as mãos.
Está grande, muito grande. Veste o 6 anos ou 116 cm, mas a verdade é que até esse tamanho nas calças, não fica nada folgado e muito brevemente teremos de mudar o tamanho para o 7/8 anos.
Este ano fizemos duas festinhas de anos. Uma no dia 7 com os amiguinhos do colégio, em que fomos passar uma manhã ao Oceanário. Como são uns crescidos a festa era sem os pais, à exceção de mim, do André e dos monitores. Alguns meninos precisaram de mais miminho, outros dos papás que acabaram por se juntar. Ainda assim achei que foi uma atividade bastante divertida e pedagógica, uma vez que tivemos a oportunidade de conhecer alguns animais, dar-lhe os parabéns e procurar ingredientes para fazer o bolo de anos, para além dos monitores serem ótimos.
No dia 8 pedimos a casa emprestada à avó São e avô Aurélio e fizemos uma festa na piscina, pois o tempo esteve amigo. Tivemos direito a família e amigos para vir passar o dia e cantar os parabéns. Para além da piscina havia, também, um insuflável, trampolim, baloiços e muito espaço para correr e brincar. Foi um dia muito bem passado e com uma temática assustadora, com a decoração a lembrar o Halloween e a Maria a vestir-se de Wednesday Addams.
A que tem cabelos cor do sol e que gosta de correr como o vento já tem 4 anos, e apesar de não ser uma coisa que possa controlar, contínuo a não estar preparada para este passar de tempo demasiado rápido.